terça-feira, 1 de abril de 2014

Série Organizações Estudantis: Engenheiros sem Fronteiras!

E ai galera, como vocês estão?

Pra quem curte o #saídecasa, estivemos preparando um super conjunto de matérias pra você! Se trata da Série Organizações Estudantis, na qual vamos apresentar as oportunidades de se envolver com os projetos na FCA!


Começando nossa conversa, já aconteceu com alguém de ver espalhado por aí algum cartaz de alguma Organização Estudantil e se identificar? Ou alguém tem curiosidade de conhecer essas Instituições e saber o que elas tem a oferecer e como contribuir? Se você se identifica com essas perguntas, então essa super edição de matérias é pra você!


Estaremos a cada post falando um pouquinho de uma Organização Estudantil da FCA, para todos conhecerem e se envolverem com nossos projetos internos!


Acompanhe essa super série de posts e se envolva!






Organização do dia: 


Engenheiros sem fronteiras (ESF) - Trabalho voluntário!



História
Engenheiros Sem Fronteiras é uma Organização não Governamental que atua em locais de carência na comunidade. Surgiu na França nos anos 80, e aos poucos foi tendo uma grande difusão em cenário internacional. No Brasil, o grupo é recente mas bastante atuante! Eles trabalham com um sistema de núcleos, no qual há uma gerência nacional que coordena as atividades dos núcleos. Já os núcleos, por sua vez desenvolvem projetos de engenharia oferecendo infra-estrutura, saneamento básico, educação ou serviços ambientais a fim de promover a qualidade de vida da comunidade.

Fundação
O núcleo ESF-Limeira foi fundado no dia 11 de setembro de 2013, o primeiro no estado de São Paulo! O acontecimento se deu a partir de um grupo de amigos, estudantes do curso de Engenharia de Produção, pois muitos deles já tinham interesse prévio devido ao trabalho voluntário. Foi quando Raphael Tomassi Moraes (diretor geral do ESF- Limeira) trouxe a proposta de montar o núcleo, e todos se animaram e abraçaram a causa!



Objetivo
Difundir e incentivar o trabalho voluntário no meio acadêmico profissional para promover o desenvolvimento sustentável de comunidades frágeis. E os projetos não são necessariamente de engenharia, e podem ser realizados nos mais diversos lugares, desde hospitais, escolas, ONGs, faculdade, etc! Não há restrição de local.

Trabalhos
- Arrecadação de livros
Foi realizada do dia 03 a 20 de setembro de 2013. Através de contato com duas bibliotecas comunitárias de Limeira e do cursinho Colmeia, foi verificada a necessidade de cada um para direcionamento dos livros arrecadados. E o total foi de 597 livros!
- Dia Nacional da Coleta de Alimentos
Após dois meses de trabalho, foi finalizado no dia 9 de novembro de 2013 a arrecadação de alimentos. Em Limeira, coordenado pelo ESF, foram arrecadados 688Kg de alimentos!

-Projeto APAE (em andamento)
Através de uma parceria com a APAE- Limeira, que já reformava pallets para serem vendidos, o ESF trabalha para desenvolver o processo de produção aplicando os conhecimentos de engenharia aprendidos ao longo do curso.

        
    Foto 1: Arrecadação de livros          Foto 2: Coleta de alimentos                        Foto 3: Pallets

Próximos eventos
Agora nos dias 9 e 16 de abril haverá  um evento chamado Quartas Sociais. Serão 2 dias de palestras, nos quais representares de ONGs virão contar um pouco mais sobre seu trabalho em suas organizações, e debater sobre o significado e a relevância do trabalho voluntário no cenário brasileiro atual. Participe!


Dia 9 de Abril - 14:00 às 18:00

Bloco 1: Teto, Enactus e Projeto Rondon
Bloco 2: Colméia, Nariz Arrebitado e Geekie

Dia 16 de Abril - 13:00 às 15:00
Fernando Conte e Thiago Torres


Como participar?
É possível participar esporadicamente, como voluntário nos projetos e eventos, ou então entrando como membro efetivo da organização!

Para mais informações sobre eles, acesse:
- Site engenheiros sem fonteiras Brasil: http://www.esf-brasil.org/
- Página do Facebook ESF- Limeira: https://www.facebook.com/esf.limeira?fref=ts
- E-mail para contato: limeira@esf-brasil.org


Então, querido jovem, estar na universidade não é somente estudar e enlouquecer com provas e trabalhos, mas é um tempo de crescimento pessoal. Para isso, nada melhor do que se envolver com as organizações, do que participar e fazer parte de verdade desse novo ambiente. E para crescer, nada mais motivador e gratificante do que ajudar ao próximo. Pense nisso!




Nenhum comentário:

Postar um comentário