quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

Saí de casa, agora é república!


Matrícula realizada, próximo tópico: moradia. Sim, afinal de contas, em que tipo de lugar você irá morar numa cidade totalmente estranha pelos próximos anos? Pensando nisso, nós daqui do #saídecasa, conversamos com alguns dos incríveis veteranos e listamos algumas coisas quanto à repúblicas que talvez possam te ajudar.

Bom, primeiramente, se você se classifica como um imigrante e está totalmente perdido em Limeira, precisa pensar um pouco em seu próprio jeito de ser, afinal, nem sempre é possível adaptar-se nos mais variados ambientes (nunca se sabe o que te espera...).

Pois bem, em geral, as moradias podem ser classificadas nos seguintes tipos:
1- Repúblicas (nosso tema de hoje);
2- Pensionatos;
3- Casa de parentes;
4- Morar sozinho;
5- Morar mais.

A partir da nossa breve pesquisa (que resultou em muitos risos por sinal), as repúblicas podem gerar uma das experiências mais fortes para um jovem estudante como você.
Sim, imagine só, aquele bando de gente até então desconhecida, que no primeiro ano abusa da boa vontade de você, Bixo, com as tarefas da casa, dividindo casa, quarto, medos e sonhos com você? Só quem já viveu pode contar.

Por um lado, alguns veteranos listaram 'contras'¹ como: não haver um espaço individualizado, assim, somente seu, podendo haver limites ultrapassados; algumas ocasionais brigas; há a questão da divisão de despesas; muita bagunça; e outros motivos mais supérfluos, como esquecer a TV ligada, querer sentar em um local específico do sofá, e por aí vai.



No entanto, que fez nossos veteranos dizerem com orgulho, e seus olhos até brilharam, é a questão da independência que o jovem adquire estando num ambiente totalmente estudantil. Além disso, essa vivência numa república torna o tempo destinado à universidade num aprendizado não só em termos profissionais, mas em termos pessoais também, afinal, quem nunca aprendeu a cozinhar uma coisa ou outra numa rep? haha
Além disso (dito por muitos veteranos), a república se torna uma segunda casa, uma segunda família. Os laços feitos lá podem durar anos, quem sabe até depois do término do curso.

Então, tome coragem, arrume suas malas, e descubra a grande oportunidade de aprendizado que pode haver nesse tipo de moradia!




OBS: Em caso de dúvidas quanto à moradia, procure o SAE, esse órgão da FCA pode te ajudar: http://www.fca.unicamp.br/portal/
OBS: Se tiver alguma sugestão de tema ou dúvida quanto à repúblicas ou outras moradias, escreva pra gente nos comentários!




Nenhum comentário:

Postar um comentário