quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

As bênçãos e maldições de morar sozinho!


Fala galera! Tudo certo com vocês? Estamos de volta com nossa super pesquisa feita com nossos incríveis veteranos a respeito de Tipos de Moradias, e hoje vamos falar dessa aventura que é morar sozinho. 

Quem nunca sonhou em estar só e livre em seu próprio imóvel? Sem pais para mandar o que fazer, sem pessoas comendo suas coisas que estão na geladeira, poder chegar a hora que quiser e fazer o que quiser sem dar satisfação a ninguém... A verdade é que a realidade de morar sozinho, seja por necessidade (mudar-se para outra cidade por exemplo) ou porque quer, acaba sendo um pouco diferente do sonho...

Por isso, nós do #saídecasa, com  ajuda dos universitários mais inteligentes e lindos deste país, levantamos as bênçãos e maldições de morar sozinho. 


BENÇÃOS!
1- O espaço é seu: Não importa se está uma bagunça, é a SUA bagunça, SUA casa, SUA comida, SEU chão, SUA louça, quem manda é você! Além disso, você é livre para fazer o que quiser na hora que quiser
2- Poderá comer a porcaria que quiser e na hora que quiser: Ninguém vai ficar falando nada (talvez só falem quando você se tornar uma baleia);



3- Convites: Poderá convidar quem você quiser para dormir na sua casa, fazer festas insanas e o que mais você desejar (66');
4- Controle da TV: Já imaginou o que é não ter absolutamente ninguém para disputar o controle da SUA televisão? Só esse motivo já deveria ter peso 10!
5- Arrumar tudo do seu jeito: Uma das coisas mais legais sobre morar sozinho é que você pode deixar sua casa com a sua cara, cada móvel onde você quiser, a organização é do seu próprio jeito. E não vai haver ninguém para bagunçar tudo o que você fez!
6- Sua privacidade:Todos precisam de momentos para ficar só, no seu canto, com seus pensamentos. Houveram veteranos que também comentaram sobre a realização do sonho de ficar "à vontade" dentro de casa...
7: Aprender a dar valor ao que realmente importa: Essa deve ser a bênção mais importante, com certeza. Nesse tempo de autonomia e desenvolvimento pessoal rumo à independência, aprender a valorizar as coisas importantes é algo incrível. Tipo um degrau que você acaba de subir, pois já não vê mais as coisas como via antes. Sua percepção de mundo já é outra, afinal agora á com você.


MALDIÇÕES!
1- Sentir-se só: MUITAS pessoas que resolvem seguir seu caminho sozinho acabam se sentindo muito só, por não ter ninguém para compartilhar as façanhas do dia-a-dia, por sentir falta das antigas companhias que moravam juntas, entre outros.
2- O caso sério da louça: TODOS os veteranos falaram sobre isso (e também a questão da roupa suja e a bagunça da casa). A questão é que é sempre sua vez de lavar a louça e limpar sua sujeira. Quem dera que de alguma forma mágica os pratos fossem todos limpos e guardados sozinhos, mas a humanidade ainda não se desenvolveu tanto assim, então querido universitário, a louça é sua.

3- Ninguém para te ajudar no dia-a-dia: Quem nunca perdeu hora para ir a escola/trabalho e foi acordado pela mãe/amigo que atire a primeira pedra! Todo ser humano já passou por essa experiência... Pois bem, no caso de morar sozinho, não vai ter ninguém lá pra te lembrar de seus compromissos, ou te ajudar na correria do seu dia, aqui é cada um por si.
4- Saber se virar sozinho(a):  Se você ficar doente, é você mesmo quem deve ir atrás de remédio (saber qual tomar), e se cuidar sozinho. Se você precisa fazer compras, é você mesmo quem deve ir atrás, fazer sua listinha de compras, ir ao mercado, e se virar haha
5- COMIDA: Outro assunto muitoooo comentado pelos nossos veteranos foi a questão da comida. A maioria deles não foi agraciado com dom da culinária, então ficam penando entre decidir comer no bandejão ou um salgado, ou miojo mesmo. Casos de veteranos que baixaram aplicativos no celular para aprender a cozinhar (!), outros que cozinharam com a mãe ao telefone, explicando como fazer um prato... As histórias são várias, então se você também não foi agraciado com esse dom, querido, é melhor começar a aprender, porque a falta de dinheiro é nosso próximo tópico!

6- As contas vão todas para você, e o dinheiro é curto: Agora que você está sozinho, notará um grande rombo que o dinheiro na mão diminuiu. Lógico, afinal todas as contas de água/luz/internet/compras/utensílios/aluguel etc vão todas pra você. Por isso é muito importante que você consiga se organizar financeiramente, para dar conta de todos esses compromissos, afinal agora você se tornou um jovem maduro e responsável.

Então, querido universitário, pense bem se vale a pena você enfrentar essa novidade na sua vida, pois é necessário ter muita cabeça e responsabilidade para enfrentar o que estará por vir. Se você optar por viver essa mudança, pode ter certeza de que isso lhe renderá alguns desafios, mas uma ótima experiência para seu desenvolvimento pessoal, o que vale muito a pena.


E então galera, o que acharam do post de hoje? Se identificaram com alguma situação, tem alguma experiência para compartilhar? Envie para nós!










3 comentários:

  1. Nao sei se todos os alunos tem conhecimentos sobre o blog,mas deveriam de ter para tirarem suas angustias.

    ResponderExcluir